Quem Somos

I.MERGE

um mergulho inédito nos diálogos das artes visuais, do design, das novas tecnologias e a cerâmica

De 26 a 29 de Maio de 2020 acontece pela primeira vez em Paraty um programa multilíngue de imersão nas artes, em diálogos contemporâneos com as artes visuais. É o I.MERGE, proposta de quatro dias consecutivos de encontros e experiências com convidados especiais e artistas de diferentes linguagens, abertos à proposta de ampliar seus processos criativos, seja na pintura, escultura, no design, na arte urbana e performática, seja nas artes visuais em geral - vídeos, fotografia e incursões em 3D - e também no teatro, na música e na dança.
No propósito de promover oportunidades de inter-relações até então impensadas com a cerâmica, o I.MERGE conta com a curadoria artística do renomado Dalcir Ramiro, paratiense com obra contemporânea de primeira grandeza no cenário brasileiro e internacional, em permanente conexão com o potencial da linguagem cerâmica.
Formatado para receber 150 participantes previamente inscritos, preferencialmente artistas e designers com trabalhos autorais, o I.MERGE 2020 está desenhado para transcorrer de forma inédita e peculiar.
A primeira temporada de imersão apresenta uma programação ágil e inspiradora, na base do compartilhamento de ideias e de conhecimento, em convívio artístico com sete nomes de destaque na arte nacional e internacional, e com momentos específicos de criação em laboratório.
Ambientes estimulantes - adequados e impactantes em produção e cenografia –, especialmente preparados para envolver o coletivo de participantes e inspirar processos individuais de criação, vão sustentar as linhas do programa a cada dia de imersão e favorecer o intercâmbio artístico sob diferentes formas, suportes e materiais. Em paralelo, as ações digitais estarão facilitadas em toda a programação, com chance de ampliação das redes de relacionamento no universo web de cada participante.
I.MERGE

1ª edição em Paraty | RJ

OS CRIADORES

“O I.MERGE é um programa nascido das exigências do seu tempo. Trata-se de um fomento à arte e à cultura, um ponto de intersecção da linha do tempo de Paraty com a linha do tempo da arte contemporânea.”É sob esse foco que Luciana Marsilio, criadora e diretora-geral do programa, constrói o perfil de ineditismo que caracteriza essa proposta de imersão compartilhada de processos de criação.
Sintonizada aos movimentos artísticos do mundo todo, ela e o consagrado ceramista Dalcir Ramiro estão atentos à identidade vigorosa da linguagem cerâmica nas suas mais diferentes expressões na arte contemporânea. Ambos são reconhecidos pela organização do consagrado Encontro de Ceramistas em Paraty – festival do calendário cultural da cidade, já em sua 14ª. edição em 2020. E com larga experiência na formação de público na área das artes, têm clareza da atual cena cultural no Brasil. E consideram que o momento é propício ao novo no campo das artes.
Para Luciana, a oportunidade do I.MERGE significa aprofundar o que já se sabe. E completa justificando o formato do programa: “Nesses tempos do mundo online, virtual, são valiosos os encontros presenciais, as trocas ao vivo entre artistas em busca de novos desafios, abertos a romper padrões e saírem de suas zonas de conforto. Em meio ao mundo globalizado, onde tudo já parece ter sido feito, existe o desejo da ousadia de novas linguagens.”
Dalcir Ramiro, por sua vez, curador artístico do I.MERGE, imprime nessa experiência de imersão a força identitária e cultural de sua obra, que percorreu as tradicionais técnicas indígenas para atingir a força escultórica da cerâmica contemporânea. Levado pelo seu talento inquieto, Dalcir ultrapassou fronteiras e superou formatos e conceitos. Alcançou o cenário internacional em cursos e arte urbana, a exemplo de suas obras em praças públicas na Itália. E agora, sentindo-se convocado pelo formato inovador do I.MERGE no Brasil, ele confessa seu entusiasmo pelo programa: “Estou movido pelas possibilidades de convívio e aprofundamento artístico que essa imersão vai fazer acontecer entre os participantes. Novas e inesperadas experiências, aprendizados surpreendentes, trocas ao vivo com os artistas convidados...Para mim, um encantamento!”